Agentes mirins do Manoel Motta contra o Aedes Aegypti


No dia 31 de Agosto, realizamos o dia D de combate ao Aedes Aegypti, no entorno da Escola Municipal Manoel Francisco da Motta. Tivemos o apoio dos pais, de amigas do bairro, carro de som, Agentes de Saúde e de Limpeza do município e de todos os alunos envolvidos no projeto.
Os responsáveis pelos trabalhos, alunos dos 3° A e B do turno da manhã, meus alunos e da professora Julice, com apoio da substituta, Pâmela e das cuidadoras, Daniele e Angela se empenharam por 4 meses, pesquisando, analisando, escrevendo gêneros textuais variados, confeccionando armadilhas, convencendo seus pais, quanto aos perigos desse inseto e se preparando para este dia.
Foi lindo ver as crianças preparadíssimas, felizes por estarem orientando outras pessoas e, principalmente, ver como desenvolveram a leitura, a escrita, o interesse pela pesquisa e a segurança ao se expressar.




23 de nov. de 2015

A BAGUNÇA DOS BRINQUEDOS, DE MARIANA BIGIO

 
 
 
   Após ouvirmos Mariana Bigio fazer a leitura do Cordel, fizemos nossa leitura na sala, onde logo após, os alunos comentaram o que acharam da leitura. Alguns dos brinquedos citados no texto, eram conhecidos por algumas crianças, mas ficaram curiosos para conhecer de perto o Mané Gostoso, o Rói-Rói, cujo nomes nunca haviam ouvido falar.
   Pesquisaram no dicionário, e descobriram tudo sobre os brinquedos citados acima. Os brinquedos que eles não conheciam, foram exposto na escola, já que estávamos, juntos com mais três turmas, preparando uma mostra de brinquedos e brincadeiras nordestinas. Sugeri, que pesquisassem em casa, para descobrirem quais eram os brinquedos  da infância dos seus pais ou responsáveis. No dia seguinte, chegaram com bastante novidade e eufóricos, pois cada um deles queria apresentar o resultado de sua pesquisa. Foi aí, que após citarem os nomes: carro de lata, pés de lata, vai-e-vem, acerta a lata, telefone de barbante, três Maias, pega varetas, tivemos a ideia de confeccionarmos nossos próprios brinquedos. O resultado foi excelente. Muitas produções textuais sobre como fazer e como brincar com cada um deles. Apresentamos o projeto, onde eles os expuseram e apresentaram.

BRINQUEDOS NORDESTINOS

 
 VAI-E-VEM

Brinquedo feito com garrafa plástica, cordão de varal e tampas de garrafas pet.


 
 
 PÉS DE LATA

Os alunos usaram duas latas vazias, de conservas. Eles retiraram as tampas, furaram elas bem no meio, passaram um cordão e prenderam por dentro.

 
 
 ACERTA A LATA é um jogo fácil de fazer. Basta ter um alvo, que pode ser uma lata, uma garrafa ou várias, uma bola de papel ou de meia. O objetivo é acertar o alvo.



PETECA, brinquedo feito com sabugo de milho, tecido recheado com areia, etc.

 
TRÊS MARIAS é um brinquedo facílimo, pois basta apenas recolher pedras e iniciar a jogada.



TELEFONE DE BARBANTE é feito com duas latinhas e um pedaço de barbante. Fura no meio, passa o barbante e pode começar a falar
 




PEGA VARETA

Brinquedo confeccionado com garrafas, palitos de churrasco e tampas de garrafas pet.