Agentes mirins do Manoel Motta contra o Aedes Aegypti


No dia 31 de Agosto, realizamos o dia D de combate ao Aedes Aegypti, no entorno da Escola Municipal Manoel Francisco da Motta. Tivemos o apoio dos pais, de amigas do bairro, carro de som, Agentes de Saúde e de Limpeza do município e de todos os alunos envolvidos no projeto.
Os responsáveis pelos trabalhos, alunos dos 3° A e B do turno da manhã, meus alunos e da professora Julice, com apoio da substituta, Pâmela e das cuidadoras, Daniele e Angela se empenharam por 4 meses, pesquisando, analisando, escrevendo gêneros textuais variados, confeccionando armadilhas, convencendo seus pais, quanto aos perigos desse inseto e se preparando para este dia.
Foi lindo ver as crianças preparadíssimas, felizes por estarem orientando outras pessoas e, principalmente, ver como desenvolveram a leitura, a escrita, o interesse pela pesquisa e a segurança ao se expressar.




10 de set. de 2016

Fotos de alguns momentos, onde realizamos trabalhos sobre a transposição do rio São francisco.














   Os alunos produziram releituras do cordel, "Velho Chico", de autor desconhecido. Como também das imagens referentes aos estados por onde as águas do rio São francisco passa e vai passar, depois da transposição de suas águas. Estudaram a letra da música, "Deixe o rio desaguar", prestando homenagem ao cantor Flávio José. Produziram as capas dos livros, com xilogravuras referentes ao tema estudado e escreveram opiniões sobre seus trabalhos.
   O resultado foi o esperado- muita aprendizagem!


8 de set. de 2016

 A escola Manoel Motta agradece a homenagem que Flávio José nos prestou.
 Nós, do terceiro ano, resolvemos produzir textos que apresentam a importância do estudo sobre a transposição do rio São Francisco, como forma de concretizar  nossa aprendizagem sobre o assunto estudado.

Abaixo seguem textos produzidos pelos alunos.


 Sou Maria Laura Santos Ferreira. Achei importante o estudo sobre o rio São Francisco, porque aprendi que ele nasce na Serra da Canastra em MG, passa por 5 Estados, mas com a transposição, vai passar por 8. Mas, Passará por um lugar que não é muito limpo, já lá na nascente do rio Paraiba, em Monteiro, pois lá tem esgotos e lixo, no rio.

 Sou Pierry Silva Santos. Eu gostei muito de ter aprendido sobre a transposição, pois vi um pouco mais sobre a importância da água e sobre  a poluição que acontece desde a nascente do rio Paraiba. Em Monteiro, fica a nascente do rio que receberá as águas do velho Chico, e lá já tem poluição, pois as pessoas não cuidam do lugar.

  Oi, Flávio José!
  Me chamo Maria Keyziany Silva.
  Quero agradecer pelos seus elogios. Fiquei muito feliz com o que você falou. Vou obedecer meus pais e minha professora. Obrigada pelo elogio!


  Olá! Sou Isabelly Kaylane da silva.
  A importância do trabalho, para mim, foi que nós estudamos um assunto atual. Estamos num período de seca no nordeste, e nossa cidade passa por racionamento. Aprendi sobre assoriamento, poluição dos rios e a importância da preservação.

 Sou Gabriel Littael.
 Aprendi muito sobre o rio São Francisco, a transposição dele e sobre o rio Paraiba, que receberá  águas dele.
Quando eu for adulto, contarei para meus filhos e netos, que vi um rio seco, receber águas.

 Sou Maykon Kauãn.
 Gostei do agradecimento de Flávio José e de aprender sobre a transposição do rio São francisco, porque ele trará água para nós.

 Meu nome é Erik de Araújo Delmiro II.
 Estou muito honrado em receber agradecimentos do melhor cantor do Nordeste, que nos parabeniza pelo suor do nosso trabalho.
 Eu te agradeço pela homenagem que você fez para nós.
 Obrigado, Flávio José!