Agentes mirins do Manoel Motta contra o Aedes Aegypti


No dia 31 de Agosto, realizamos o dia D de combate ao Aedes Aegypti, no entorno da Escola Municipal Manoel Francisco da Motta. Tivemos o apoio dos pais, de amigas do bairro, carro de som, Agentes de Saúde e de Limpeza do município e de todos os alunos envolvidos no projeto.
Os responsáveis pelos trabalhos, alunos dos 3° A e B do turno da manhã, meus alunos e da professora Julice, com apoio da substituta, Pâmela e das cuidadoras, Daniele e Angela se empenharam por 4 meses, pesquisando, analisando, escrevendo gêneros textuais variados, confeccionando armadilhas, convencendo seus pais, quanto aos perigos desse inseto e se preparando para este dia.
Foi lindo ver as crianças preparadíssimas, felizes por estarem orientando outras pessoas e, principalmente, ver como desenvolveram a leitura, a escrita, o interesse pela pesquisa e a segurança ao se expressar.




20 de nov. de 2011

Bisa Bia, Bisa Bel

Bisa Bia, Bisa Bel

( Ana Maria Machado)





Bisa Bia, Bisa Bel, conta uma história que nos cativa e nos faz ficar bastante envolvidas com sua narrativa; que vai bem mais além do que apenas ler, nos faz viajar em nossa própria história e nos faz perceber que ainda temos muito a aprender e viver.

O livro relata a história de uma menina, chamada Isabel, que encontra uma fotografia antiga de sua bisavó Beatriz, a qual chama de ''Bisa Bia''. Ela fica com o retrato, e passa a conversar, vivendo experiências e ensinando-a algumas coisas sobre o futuro. Outra coisa intrigante, é a dona da voz misteriosa, que na verdade ela descobre que é a sua bisneta, a Beta, se tornando sua ''Bisa Bel''.

Enfim, ''Bisa Bia'' mora comigo, mais não é do meu lado de fora. Bisa Bia mora muito comigo mesmo. Ela mora dentro de mim.''

Maria Luísa Cabral da Cunha- VGM- 2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário